Foto: Câmara de Porto Alegre (Divulgação)
Monumentos históricos, estátuas e bustos visam valorizar e eternizar as pessoas que contribuiram para a história, e na pespectiva do vereador de Porto Alegre Marcelo Ustra da Silva Soares, conhecido como Coronel Ustra (PL), o militar Carlos Alberto Brilhante Ustra precisa ganhar uma homenagem como essa em Santa Maria. Ao programa Fim de tarde, da rádio CDN, o político explicou a ideia apresentada no início desta semana.
Na pespectiva de Soares, a ligação de Carlos Alberto Brilhante Ustra com o município, sua terra natal, complementada o que ele construiu em vida, justificam a homenagem.
– Considero um herói nacional, que lutou bravamente com o sacrifício da própria vida e também de sua família contra a implantação do comunismo aqui no nosso país na década de 1970. Gostaria de homenagear locando uma estátua dele na nossa cidade natal, cidade da minha família, nossa querida Santa Maria – defende o político, que é primo de Ustra.
O militar comandou entre 1970 e 1974 o DOI-Codi de São Paulo, órgão central da repressão da ditadura militar. Documentos oficiais e decisões da Justiça apontam que 502 pessoas foram torturadas e 50 foram mortas no período em que ele esteve no comando. Em 2008, ele se tornou o primeiro militar brasileiro reconhecido pela Justiça como torturador.
Ustra negava as acusações, embora tenha admitido, em 2014, a possibilidade de “excessos” e reconhecido participação em interrogatórios. Morreu em 15 de outubro de 2015, aos 83 anos, vítima de câncer, em Brasília.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Escolha do local
Sobre a localização dessa estátua, Soares afirma que seria necessária uma pesquisa pública para definir melhor o ponto. Embora tenha mencionado áreas que coincidem com terrenos da família Ustra em Santa Maria, como o Arenal, ele acredita que o ideal seria instalar o monumento em um local movimentado e mais central.
Outro local citado seria a região próxima ao 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, conhecido com Regimento Mallet, local em que o militar teria servido.
Representatividade
Ainda que a ideia seja refutada por alguns, o vereador rebate críticas citando outras figuras históricas que também possuem estátuas. Ele acredita ter apoio da sociedade para levar a homenagem adiante:
– Aqui em Porto Alegre, tem a estátua de Luiz Carlos Prestes, e por que não podemos fazer essa homenagem? A direita não vai lá vandalizar esse monumento. Vemos com bons olhos termos uma estátua do Ustra, para valorizar e eternizar seu passado. Fui eleito em Porto Alegre. Eles entendem o meu posicionamento e o que eu defendo. Sou líder da bancada do PL e temos apoio, inclusive para continuar na política.
Família
De acordo com o político, ainda vivem Santa Maria uma irmã e um primo do militar Carlos Alberto Brilhante Ustra.
Leia mais: